segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Aves

Aves

aves

As respostas aqui encontradas são meramente sugestivas. Busque sempre a orientação do seu Instrutor de Especialidades e Classes.

1 - Apresentar 4 características usadas para diferenciar as aves dos outros animais.


Apresentarei aqui mais de 4 características específicas às aves.
  1. A Pena é uma característica exclusiva desses animais e está presente em todas as espécies do grupo.
  2. As extremidades anteriores transformadas em asas
  3. A mandíbula prolongada terminada num bico córneo
  4. Reprodução Ovípora
  5. As aves não possuem dentes, são endotérmicas (animais que usam a energia do seu metabolismo para regular sua temperatura corporal) e apresentam um metabolismo elevado.
  6. As aves possuem a visão e a audição bem desenvolvidas. Esses sentidos são muito importantes para o vôo.
  7. O olfato é pouco desenvolvido na maioria das espécies.
  8. A produção de sons é realizada através de uma estrutura situada na base da traquéia, a siringe.
  9. A vocalização possui uma grande importância na comunicação das aves, sendo uma característica particular de cada espécie.

2 - Dar o nome de 3 aves que não voam. Mencionar o que comem e dar o nome do país ou continente na qual cada uma delas vive.

  • Avestruz - Apesar de não voar, essa ave atinge a velocidade de 80 km/h cobrindo numa só passada cerca de 4 a 5 metros - Onde vivem: África (atualmente há criadouros de avestruz em várias partes do mundo, incluindo o Brasil) - Se alimentam de ervas, folhagens de árvores, arbustros, pequenos vertebrados e invertebrados que possa capturar.
  • Ema - Onde vive: América do Sul em regiões campestres da Argentina e do Brasil - Se alimentam de folhas, brotos, sementes, insetos, pequenas serpentes e animais. A Ema come muitas pedrinhas, que servem para facilitar a trituração dos alimentos. E, devido a este hábito, ela não resiste à tentação de engolir também outros objetos miúdos.
  • Pinguim - Vivem na Antártida, Sub-antártida, Ilha de Galápagos - Se alimentam de krill (um pequeno crustáceo), peixes e lulas

3 - Mencionar o dia da semana em que as aves foram criadas. Descobrir na Bíblia os nomes de 5 aves. Ser capaz de mencionar 3 histórias bíblicas onde, através das aves, Deus mostrou seu cuidado e amor por nós.

  1. As aves foram criadas no 5º dia.
  2. Pomba (Gênesis 8:8), Águia (Levítico 11:13 / Jó 9:23), Corvo (Jó 38:41), Abutre (Deuteronômio 14:17), Coruja (Levítico 11:17)
  3. Histórias Bíblicas:
    • Corvos traziam pão e carne para o sustento do profeta Elias, em fuga do rei Acabe. - I Reis 17:1-7
    • Noé soltou um corvo e uma pomba e Deus mostrou que as águas do dilúvio diminuíram. - Gênesis. 8:6-12
    • Deus mandou codornas para o seu povo, mostrando que sabia de suas necessidades. - Êxodo 16:11-21

4 - Fazer uma lista de 20 aves que foram observadas pessoalmente.

Atividade Prática (sugiro que seja feita por unidade)

5 - Fazer uma lista de 5 espécies de aves que você identificou pelo som, ao ar livre.


Atividade Prática (sugiro que seja feita por unidade)

6 - Fazer umas das tarefas a seguir e realizar um relatório com fotos:
  1. Montar um posto de alimentação e relatar que aves vieram até ali durante 20 dias.
  2. Descobrir um ninho de passarinho e identificar a espécie do pássaro que o construiu. Descrever o ninho com detalhes, observá-lo durante 5 dias e relatar o que aconteceu ao ninho cada dia.
  3. Montar um bebedouro para beija-flor durante 2 meses, observando os seguintes tópicos: • De que consiste o néctar feito pelo homem?• Por que não se deve usar corante ou mel?• Quando o fluído do bebedouro deve ser trocado?• Como deve-se cuidar do bebedouro?


Atividade Prática

7 - Confeccionar uma coleção com nome popular e científico de 30 aves (imagens ou fotos), onde, pelo menos, 20 devem ser típicas de seu país.




Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.